quinta-feira, 26 de março de 2009

Fêmeas 3/4 Dorper 1/4 Sta Inês:

A ORIGEM DA RAÇA DORPER:
Nos anos 30 a raça dorper começou a ser desenvolvida pela necessidade de se produzir uma carcaça de alta qualidade sob condições áridas e severas. Com a procura de cruzamentos chegou se ao uso do Black Head Persian (resistência à seca e prolificidade) e o Dorset Horn (carcaça).
Deste cruzamento saíram animais de cabeça branca que foram selecionados e se chegou ao White Dorper e animais com a cabeça preta que evoluiu com a seleção para o Dorper (Black head). O departamento de agricultura sul africano desde o começo dificultou a introdução de novas raças no cruzamento e incentivou a reintrodução regular das raças originais. As diretrizes que orientaram o desenvolvimento durante estes 60 anos da raça até chegar ao Dorper ideal foram:
Os animais tinham que sobreviver as interperies das zonas áridas da África do sul, reproduzir-se e criar filhos com um padrão aceitável.
O borrego teria que ter um desenvolvimento rápido e atingir um alto peso de desmame. Os animais tinham que ser resistentes e sobreviverem ao sol escaldante do dia (chega a 40oC) e as noites congelantes (chega a 0oC) e a presença de predadores naturais. A fêmeas teriam que ter uma boa produção de leite e com alto teor de gordura para alimentar o seu borrego .
CARACTERÍSTICAS:
O Dorper é essencialmente um animal de produção de carne, cuja característica principal é a qualidade da carcaça pois nos últimos 10 campeonato de carcaça da África do Sul ele ganhou 8 deles. É um animal robusto, corpo em forma de barril, pernas de curtas para médias, geralmente sem chifre e às vezes com batoque, possui uma leve cobertura de lã no pescoço, dorso, e laterais dos flancos a parte inferior da barriga é deslanada adaptado a zonas áridas e temperadas com pluviosidade entre 100 a 760 mm a altas variações térmicas do dia para a noite. Os machos têm um peso entre 90 e 120 kg e as fêmeas de 60 a 90 kg e uma das principais características da raça é a precocidade estando o cordeiro pronto para abate o mais rápido possível atingindo o peso vivo entre 35 a 40 kg entre 3 a 4 meses dando uma carcaça entre 16 a 20 kg com até 54% do peso vivo em carne, ganhos ao redor de 105 gramas por dia são documentados em condições extensivas.
Os índices reprodutivos chegam a 180% em alguns casos, ficando em média nos 150% por parição com 3 partos em 2 anos nos países de clima temperado, com estações definidas, quando fazemos a media anual a prolificidade chega a 225% ao ano com uma média alta de gemelar.
CONCLUSÃO:
Hoje com o uso continuo de cruzamentos, tornou a raça dorper indicada com possibolidades de resultados positivos, tanto na produção de carne e lã , em um clima semi-árido onde as possibilidades de produção são muito difíceis.


12 comentários:

  1. Parabéns por conseguir criar 120 ouvinos em apenas 2 ha. Tenho uma área de 1.7 ha e gostaria de criar em torno de 50 cabeças de animais mestiços para engorda! Mas tenho algumas duvidas quanto a pastagem mais adequada para um resultado rapido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguimos rodar 120 ovelhas em 2 ha porem não é regra e não foi o ano todo, foi por um período de 60 dias em boas condições climáticas. Procure um capim que seja adaptado em sua região e procure fazer algum tipo de reserva para o período de estiagem, Cana, palma, capineira, silagem são opções interessantes.

      Excluir
  2. OLA, SOU ZOOTECNISTA E ESTOU SITUADO AQUI NO SUL DA BAHIA E TENHO UM PLANTEL DE OVINOS DORPER, JA CRIO A 6 ANOS A RAÇA E TIVE MUITA SATISFAÇÃO EM TERMOS COMERCIAIS COM A RAÇA, E HJ ESTOU COM UM PROBLEMA DE ESTOQUE DE MATRIZES, ACABEI ABRINDO MAO DE ALGUMAS E FIQUEI SEM TER ANIMAIS PARA COMERCIALIZAR NO CASO BORREGOS, E A PROCURA ESTA SENDO MUITO GRANDE AQUI NA REGIAO, E JA ESTOU COM 18 ANIMAIS ENCOMENDADOS E OS Q TENHO AQUI ESTAO MUITO NOVOS NASCERAM MES PASSADO SETEMBRO, E GOSTARIA DE VER CONTIGO A POSSIBILIDADE DE ESTARMOS NEGOCIANDO ALGUNS ANIMAIS PARA PODER ATENDER A MEUS CLIENTES AQUI NA REGIAO, INCLUSIVE A EXPOSIÇAO AQUI NA CIDADE JA É MEZ Q VEM E SE PODESSE QUERIA CONVERSAR CONTIGO PRA VERMOS ALGUMA POSSIVEL NEGOCIAÇAO, DESDE JA AGRADEÇO. (73)9956-5958/8129-2475 EMAIL. neto_zootec@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. CLERISTON AZEVEDO 11-04-2013
    GOSTEI DO BLOG, TAMBÉM TENHO INTERESSE NA CRIAÇÃO DE OVINOS NO SUL DA BAHIA. MORO NA CIDADE DE BUERAREMA A 18 KM DE ITABUNA E ADQUIRI NO INICIO DO MÊS PASSADO A QUANTIDADE DE 50 CABEÇAS DAS RAÇAS, SANTA INÊS E ALGUNS MESTIÇOS A DORPER, JA CONSTRUI UM APRISCO PARA OS ANIMAIS DORMIREM, UM TRONCO PARA VACINÁ-LOS E VERMIFUGA-LOS, MEU SOGRO POSSUI MAIS CINQUENTA CABEÇAS E TEMOS DOIS REPRODUTORES, UM SANTA INÊS E OUTRO MESTIÇO A DORPER, GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO, MANEJO, DOENÇAS MAIS FREQUENTES NA REGIÃO PRINCIPALMENTE A MELHOR MANEIRA DE COMBATER A PODRIDÃO DOS CASCOS, SABER DOS EVENTOS E MEIOS PARA ADQUIRIR ANIMAIS E RAÇAS MAIS APURADAS E ATÉ A CRIAÇÃO EM CONFINAMENTO, PARA VER SE DÁ RESULTADOS. AGUARDO RESPOSTAS. MEU IMAIL É spinolapc@hotmail.com, VAMOS CRIAR UM CANAL DE COMUNICAÇÃO E AJUDA MUTUA PARA DESENVOLVER PARCERIAS E ABRIR NOVOS CLIENTES EM TODOS OS SEGUIMENTOS QUE A ATIVIDADE NOS PROPORCIONAR.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Gustavo! Me chamo Fátima Souza, Médica Veterinária e trabalho com ovinos Santa Inês e Dorper e gostaria de saber se o capin aruana é resistente, tem boa adaptação e aceitabilidade pelos animais, nossa região é litorânea a 20 km de João Pessoa, PB. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Dra. Fatima, Estamos a 40 km do litoral, o Aruana teve uma excelente adaptação e tem bastante aceitabilidade pelos animais, importante maneja-lo corretamente evitando talos. Recomendo!

      Excluir
    2. Obrigada! Quanto ao tipo de solo e resistência a estiagem?
      Obrigada!!

      Excluir
  5. Boa noite Dra. Fatima, Estamos a 40 km do litoral, o Aruana teve uma excelente adaptação e tem bastante aceitabilidade pelos animais, importante maneja-lo corretamente evitando talos. Recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Plantamos em um solo de baixa fertilidade com adubação no plantio mais adubação de cobertura com esterco de carneiro, devidamente curado, uma vez por ano pelo menos. Passamos pela maior seca nos últimos 50 anos no estado da Bahia e o Aruana resistiu bem, porem, estava bem manejado!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Gustavo, estou começando uma criação comercial e elite Dorper e gostaria de adquirir algumas matrizes PO e Cruzadas e preciso também de assessoria!!!
    Poderia me ajudar neste sentido???
    Aguardo retorno...
    Wellington - 75-9166-5386 / 8192-4850 / 9919-4627 / comercialgwcosmeticos@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. qual o preço de uma borreginha nova dorper?

    ResponderExcluir